Manobra que salva vidas

Saiba como agir caso alguém se engasgue

Lizie Antonello

"

A morte de duas crianças por engasgo na Região Central nos últimos dias alerta para os cuidados que se deve ter com os pequenos. Na noite da última segunda-feira, um menino de um ano e meio morreu, depois de engasgar em Cruz Alta. Ele chegou a receber os primeiros atendimentos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e pelo Hospital São Vicente de Paulo, foi transferido para Passo Fundo, mas não resistiu. O hospital não quis dar detalhes do caso para preservar o sigilo dos pacientes. Em Santa Maria, na última quinta-feira, um bebê de 10 meses morreu após engasgar com leite materno. Segundo o Samu, os casos são frequentes e poderiam ser evitados se os pais soubessem como agir.

Para a pediatra Rosângela Lovato, o melhor é prevenir. A dica é: tire todo e qualquer objeto que possa ser colocado na boca da rota e do alcance do filho. Além disso, é preciso estar atento para a consistência de alguns tipos de alimentos que podem engasgar. A atenção deve ser redobrada se o bebê estiver em fase de amamentação.

Mas, se mesmo com todas as medidas de prevenção, o bebê engasgar com leite ou a criança engolir algum brinquedo que impeça a passagem de ar, tenha a consciência de que você pode salvar a vida deles. O Diário ouviu um técnico em enfermagem do Samu de Santa Maria e traz dicas de como proceder nesses casos (veja no quadro).

Conforme os profissionais, a primeira atitude a tomar é chamar socorro. Porém, se o adulto estiver sozinho com a criança, deve primeiro fazer os procedimentos de socorro, depois chamar ajuda.

PASSO A PASSO

O técnico em enfermagem Eduardo de Campos, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Santa Maria, ensina como as pessoas devem proceder em situações de engasgo em bebês de até um ano e em crianças e adultos:
Dicas gerais:
- Chame socorro. Ligue para o 192 (Samu) ou para o 193 (bombeiros)
- Tente manter a calma e informe com clareza o endereço (rua, bairro, casa/apartamento, numeração)
- Se estiver sozinho e a vítima for uma criança, primeiro tente o procedimento de socorro por pelo menos 2 minutos, antes de chamar ajuda
- Se estiver acompanhado, peça para que alguém chame ajuda, enquanto você inicia os procedimentos
- Em caso de adultos, sempre chame socorro em primeiro lugar

 

"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Funcionários de shopping simulam evacuação de prédio

Próximo

Prefeitura estima que 300 famílias estejam em áreas de risco em Santa Maria

Geral